A multinacional Kawasaki, conhecida por produzir máquinas industriais, motocicletas e equipamentos pesados, desenvolveu no Japão seu primeiro robô quadrúpede que pode transportar cargas até 100 quilos.
Apelidado de “BEX” em homenagem à espécie de cabra selvagem, o robô com grandes chifres recurvados pode andar em terrenos acidentados ou se mover em superfícies mais lisas usando rodas dobradas em sua barriga
Segundo a companhia, que começou a produzir robôs humanoides em 2017, o protótipo de quatro patas foi desenvolvido no ano passado com o objetivo de ajudar na escassez de mão de obra, principalmente em ambientes agrícolas devido ao envelhecimento da população.
O robô é alimentado por bateria e pode se mover de forma autônoma ou por controle remoto. A empresa continuará testando o BEX este ano e espera comercializar o robô em 2023.
“Em uma sociedade em envelhecimento, ele pode ajudar pessoas idosas que precisam se movimentar carregando cargas pesadas. Por exemplo, pode apoiar as indústrias agrícolas ou florestais onde as pessoas precisam transportar cargas pesadas”, afirmou à Reuters o diretor executivo da Kawasaki, Noboru Takagi.