Net Time NotíciasNet Time NotíciasNet Time Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Amazon e Mercado Livre são notificadas pelo governo devido à venda de celulares irregulares
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Net Time NotíciasNet Time Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Net Time Notícias > Blog > Tecnologia > Amazon e Mercado Livre são notificadas pelo governo devido à venda de celulares irregulares
Tecnologia

Amazon e Mercado Livre são notificadas pelo governo devido à venda de celulares irregulares

Velman Bachhuber
By Velman Bachhuber 29 de maio de 2024
Share
5 Min Read
SHARE

Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu 48 horas para as empresas removerem anúncios dos 50 maiores vendedores de dispositivos com irregularidades.

A Amazon e o Mercado Livre foram notificados nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) devido à venda de celulares irregulares. As empresas têm 48 horas para retirarem de suas lojas os anúncios dos 50 maiores vendedores destes produtos.

A notificação foi feita por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), departamento da Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre as irregularidades apontadas, estão a falta de homologação e certificação dos aparelhos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a ausência de carregador padrão ABNT obrigatório no Brasil.

As autoridades apontaram ainda para a ausência do período de garantia estabelecido por lei e de uma rede de assistência técnica autorizada oferecida pelos fabricantes no país.

Procurada pelo g1, a Amazon afirmou que não vende produtos irregulares e que, nas vendas feitas por parceiros, exige que os produtos tenham certificações necessárias (veja a nota da empresa ao final do texto).

O Mercado Livre disse que está em contato com a Senacon e que atua proativamente para coibir tentativas de mau uso de sua plataforma, removendo anúncios e banindo vendedores que comercializam produtos irregulares (veja a nota da empresa ao final do texto).

Denúncia de fabricantes
O CNCP acatou a denúncia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que representa fabricantes, sobre o crescimento da venda ilegal de celulares em lojas virtuais.

A equipe do CNCP e a Abinee identificaram os 50 maiores vendedores dos dispositivos irregulares na Amazon e no Mercado Livre.

“Os produtos em questão não apenas desrespeitam as normas de segurança e qualidade, mas também representam uma ameaça à saúde dos consumidores, expondo-os a campos elétricos e magnéticos sem obedecer aos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

Veja o posicionamento da Amazon:

“A Amazon atua com os mais elevados padrões de qualidade a fim de atender aos seus consumidores e à legislação aplicável. A Amazon não comercializa produtos irregulares. No que se refere às vendas por vendedores parceiros (marketplace), a Amazon exige por contrato, que todos os produtos ofertados no site possuam as licenças, autorizações, certificações e homologações necessárias, bem como que cumprirão todas as leis aplicáveis. A eventual infração dessas obrigações previstas em contrato pode acarretar a suspensão e interrupção das vendas dos seus produtos, a consequente destruição de qualquer inventário existente nos centros de distribuição da Amazon sem direito a reembolso, bem como o bloqueio da sua conta de vendedor. Sabemos que a confiança dos nossos clientes é difícil de ganhar e fácil de perder, e é por isso que seguimos focados em criar uma experiência de compra confiável todos os dias.”

Veja o posicionamento do Mercado Livre:

“O Mercado Livre informa que recebeu a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor e está em contato com o órgão. A empresa ainda afirma que atua proativamente para coibir tentativas de mau uso da sua plataforma, prezando sempre pela qualidade da experiência dos seus usuários. Sempre que um produto irregular é identificado na plataforma, o anúncio é excluído e o vendedor notificado, podendo até ser banido definitivamente. O Mercado Livre reitera ainda que mantém sua determinação em colaborar com a Anatel e com as fabricantes de celulares no combate a produtos irregulares, por meio de várias iniciativas, incluindo o seu programa de proteção à propriedade intelectual, o Brand Protection Program. O Mercado Livre tem trabalhado em conjunto com a agência, já tendo apoiado ações conduzidas por ela junto a alguns vendedores do seu marketplace, em linha com a cooperação permanente que mantém com os setores público e privado para combater irregularidades.”

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pressão por responsabilidade social está mudando as regras do mercado, analisa Cicero Viana Filho.
Mudança de paradigma: a pressão por responsabilidade social transforma o jogo para empresas em todo o mundo
Notícias
Cristiano Amon: Brasil em Destaque no Mundo da Inteligência Artificial
Notícias
Nvidia: Tecnologia Avançada Impulsiona Crescimento Mundial
Notícias
David do Prado ensina técnicas de abordagem que tornam a apresentação da proteção veicular natural.
Entenda como apresentar a proteção veicular sem parecer insistente
Notícias

Leia Também ↷

Entrega por drones nos EUA revoluciona o envio de smartphones pela Amazon

22 de maio de 2025

Além do Brasil, Telegram já foi bloqueado em países como China, Cuba e Rússia

9 de maio de 2022

Enquanto as empresas de tecnologia se concentram em IA, a Apple tenta causar disrupção no mercado de computadores

15 de agosto de 2025

Dispositivo que pode aposentar o celular é lançado com tecnologia da OpenAI

10 de novembro de 2023
Net Time Notícias

NetTime: Seu radar para o futuro. Mergulhe em um universo de notícias sobre tecnologia, política e mundo. Do avanço da inteligência artificial às últimas tendências em startups, aqui você encontra análises aprofundadas e informações confiáveis para se manter sempre à frente.

Sidnei Piva de Jesus
Como funciona as transferências no futebol? Entenda os bastidores desse mercado milionário
8 de abril de 2025
Daniel Tarciso da Silva Cardoso
Descubra com Daniel Tarciso da Silva Cardoso, como a medicina personalizada pode transformar sua saúde
12 de março de 2025

© 2025 Net Time- [email protected] – tel.(11)91754-6532