Ao alugar um imóvel, algumas medidas são exigidas para assegurar o pagamento do aluguel de acordo com o previsto pelo proprietário. Assim, o investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que o seguro aluguel é um modo de garantir o cumprimento deste acordo até o final do contrato.
Para escolher o seguro aluguel mais adequado, algumas questões devem ser levadas em consideração, questões como segurança como locador, facilidade para o locatário, de acordo com suas condições devem ser levadas em conta. Valdir Piran explica que, portanto, no momento de escolher o seguro aluguel deve-se pensar nas opções que facilitem a locação e beneficiem ambas as partes do acordo.
Por isso, o empresário Valdir Piran selecionou os três tipos mais comuns de seguro aluguel para você analisar e entender qual contempla melhor a sua situação de acordo com suas necessidades.
Depósito Caução
O Presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, comenta que o depósito caução deve ser entendido como um investimento, pois retorna ao final do contrato com correção da poupança. Esse método é muito utilizado por aqueles que não possuem fiador e é feito através do depósito de 3 aluguéis por parte do inquilino como garantia de cumprimento do contrato.
Fiador
O fiador se trata de uma terceira pessoa que comprove renda mensal suficiente e tenha um imóvel em seu nome na mesma cidade, que surge no acordo do aluguel, com intuito de se responsabilizar pelo pagamento ou cumprimento de obrigações do locatário, caso este não cumpra com o acordado. Valdir Piran reforça que, assim, essa pessoa arca com as despesas do aluguel.
Seguro Fiança
Por fim, o seguro fiança é um modelo substituto do fiador. Nesse tipo de seguro aluguel, o inquilino contrata o seguro, tornando o proprietário do imóvel o segurado. Valdir Piran ressalta que, desse modo, é previsto um valor fixo que varia de empresa de seguros para a outra, com intuito de garantir os direitos do proprietário e facilitar a locação para o locatário.