Net Time NotíciasNet Time NotíciasNet Time Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Você sabe o que a economia comportamental tem a ver com as suas decisões?
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Net Time NotíciasNet Time Notícias
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Internet
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Net Time Notícias > Blog > Notícias > Você sabe o que a economia comportamental tem a ver com as suas decisões?
Notícias

Você sabe o que a economia comportamental tem a ver com as suas decisões?

Velman Bachhuber
By Velman Bachhuber 20 de junho de 2022
Share
4 Min Read
SHARE

Dedicado ao estudo do comportamento humano, a economia comportamental é mais um campo da Economia, que se pauta nas áreas de Psicologia, Neurociência e Ciências Sociais. Seu objetivo é compreender, unicamente, o processo de decisão dos mais diferentes indivíduos, mas você já ouviu falar nesse termo antes? Ou, ainda, qual sua relação com o processo ou tomada de decisão de compras? Se sua resposta for não, então este artigo é para você!

 

Mais sobre o conceito

 

Em primeiro lugar, é necessário entender melhor, afinal, o conceito de economia comportamental. Em complemento ao que foi mencionado anteriormente, ela nada mais é que o campo de estudo sobre o comportamento humano frente decisões econômicas. Em outras palavras, a economia comportamental diz respeito à influência das emoções nas decisões econômicas de um indivíduo. 

 

De maneira geral, Giovanni Cataldi Neto explica que a economia comportamental possui como características algumas justificativas de estudo, sendo elas a busca por soluções satisfatórias (duradouras ou não) dos indivíduos; o desejo pelo imediatismo, isto é, pela rapidez; a dificuldade de encontrar o equilíbrio entre aquilo que é objeto de interesse de curto e longo prazo, entre outros. Mas você já se perguntou quando ela surgiu?

 

Origem da economia comportamental

 

Uma coisa é fato, a economia clássica sempre tratou as pessoas como seres racionais em processos decisivos de compras, ou seja, para esse campo de estudo, um indivíduo só compraria  e deveria comprar aquilo que realmente precisa. No entanto, como ressalta Giovanni Cataldi Neto, o fato é que isso não acontece na prática, afinal, o ser humano é feito de emoções e racionalidade.

 

Foi a partir do século XX, então, que a psicologia passou a integrar parte dos estudos econômicos, de modo que ambas as áreas passaram a interagir mais. Assim, nasceram os primeiros modelos de decisões econômicas advindas do comportamento mais realista dos indivíduos frente às mesmas. 

 

Razão X Emoção

 

Após alguns estudos nesse campo do conhecimento, o renomado economista Giovanni Cataldi Neto explica que, em 2011, nasceu um estudo cuja proposta trouxe a relação entre dois processamentos cerebrais distintos, o sistema 1 e 2, ou, como é conhecido popularmente, a emoção e a razão, respectivamente.

 

Na prática, enquanto o sistema 1 diz respeito às ações movidas de maneira mais ágil, intuitiva e pela influência de emoções, o sistema 2 refere-se, justamente, ao oposto disso: ele é lento, sequencial, lógico e baseado em regras e cálculos mais conscientes. No entanto, não se engane: não existe quem tenha um sistema mais influente que o outro, pois o fato é que a predominância de cada um será comandada a partir de diferentes situações.

 

Decisões econômicas

 

Por fim, mas não menos importante, o executivo Giovanni Cataldi Neto menciona que o Marketing, certamente, se beneficia da economia comportamental para realizar a venda dos mais variados produtos e serviços. Isso é ótimo, claramente, pois assim é possível aliar diversas estratégias a fim de alcançar determinado objetivo. 

Por outro lado, entretanto, para um indivíduo isso deve ser motivo de alerta, especialmente àqueles que passam por situações nas quais o sistema 1 é mais influente. O fato é que, para não se endividar ou fazer compras irracionais, de maneira a estimular o consumismo, um comprador deve ter, assim como o Marketing, suas estratégias, a fim de não se convencer facilmente.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Daniella Jadao Meneses destaca como o exercício da cidadania fortalece o direito de existir e decidir com liberdade e dignidade.
Direito de existir, direito de decidir: Cidadania em prática
Notícias
Dr. Milton Seigi Hayashi analisa os efeitos do Ozempic na estética corporal e facial, e sua influência no contorno físico.
Conheça os efeitos do Ozempic em seu corpo e rosto
Notícias
Cristiane Ruon dos Santos inspira com projetos de costura criativa, transformando tecidos antigos em peças únicas e cheias de personalidade.
Costura criativa: projetos DIY que valorizam tecidos antigos
Notícias
Alex Nabuco dos Santos mostra como certificações sustentáveis aumentam valor e credibilidade.
Transforme seu negócio: como certificações sustentáveis elevam sua competitividade no mercado
Notícias

Leia Também ↷

Carros autônomos no Brasil: Quando serão uma realidade?

6 de dezembro de 2024
Com atendimento especializado da Checkin Adm, anfitriões encantam até os hóspedes mais exigentes no Airbnb.

Atendimento especializado em Airbnb fideliza hóspedes exigentes

31 de julho de 2025
Aroldo Fernandes da Luz

Histórias de superação: o coronel que mostra que sonhos podem se tornar realidade

16 de abril de 2025
Rodrigo Balassiano

O que é custódia de fundos? Entenda agora mesmo!

28 de março de 2025
Net Time Notícias

NetTime: Seu radar para o futuro. Mergulhe em um universo de notícias sobre tecnologia, política e mundo. Do avanço da inteligência artificial às últimas tendências em startups, aqui você encontra análises aprofundadas e informações confiáveis para se manter sempre à frente.

Aldo Vendramin explica como cartões e apps estão modernizando a experiência no transporte público.
Cartões inteligentes e aplicativos: a evolução dos pagamentos no transporte coletivo
12 de setembro de 2025
Investir em obras estruturantes transforma vidas e coloca o essencial em primeiro lugar, comenta José Henrique Gomes Xavier.
Obras estruturantes com impacto social: quando o essencial vira prioridade
18 de junho de 2025

© 2025 Net Time- [email protected] – tel.(11)91754-6532