É fato que o queijo é um produto essencial na cozinha brasileira, mas será que teria uma versão vegana para o tipo parmesão? O ex-MasterChef Flavio Giusti explica que a culinária vegana vem se mostrando muito abrangente e possui ingredientes acessíveis, possibilitando que as pessoas realizem a transição alimentar de forma fácil. Então, pensando nisso, se você deseja aprender como fazer queijo parmesão vegano, leia o artigo até o final!
O que é o queijo parmesão?
Caso você não saiba, esse tipo de queijo é aquele feito a partir do leite de vaca, coletado após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. Como considera o criador do programa VegetariRango, o queijo parmesão é um tipo de queijo italiano, sendo conhecido no país como Parmigiano-Reggiano. Além disso, ele possui uma textura granulosa, sendo salgado e cujo sabor vai do adocicado ao picante, logo, o questionamento no veganismo não poderia ser outro: como fazer queijo parmesão vegano?
Na visão de Flavio Giusti, é claro que o queijo parmesão tradicional possui suas vantagens ao organismo. Como benefícios, podemos citar: presença de vitamina A e B12, minerais e fósforo. Todavia, os inimigos presentes em sua composição são muito conhecidos por todos, sendo eles o sódio e as gorduras saturadas. Assim, quando consumido em excesso pode aumentar a pressão arterial, promovendo risco aos hipertensos.
E quanto à lactose?
Trata-se de um carboidrato presente no leite, podendo ser visto como um açúcar composto por dois monossacarídeos: a glicose e galactose. De acordo com o criador do VegetariRango, quando ingerimos a lactose é possível reduzir o pH intestinal, auxiliando a regular a flora intestinal e proporcionando uma maior absorção dos nutrientes. Entretanto, a substância passa a ser um problema para os intolerantes, pois causa a indigestão. Mas, se você aprender como fazer queijo parmesão vegano, não terá problemas com isso, pois é composto por ingredientes de origem vegetal.
Queijo parmesão vegano
Para aprender como fazer queijo parmesão vegano, você pode utilizar ingredientes do seu dia a dia, que permitem que o queijo fique similar ao de origem animal. Como considera Flavio Giusti, essa receita pode levar: castanhas de caju cruas sem sal, nutritional yeast e alho em pó — percebe como é simples? Aposto que você não imaginaria que um queijo poderia ser feio a base de oleaginosas, não é mesmo?
Sendo assim, se gostou da receita e ficou curioso para aprender mais da culinária vegana, não deixe de seguir o criador do programa VegetariRango nas redes sociais, como no Instagram (@vegetarirango) e em seu canal no Youtube (Flavio Giusti), para que tenha acesso a outras receitas veganas. Caso não saiba, o empresário também é idealizador de cursos sobre culinária, nos quais volta o conteúdo para a produção de queijos veganos.