O Ministério das Comunicações anunciou a autorização para a instalação de infraestrutura para o 5G em mais sete cidades sul-mato-grossenses a partir de segunda-feira (31). Até o momento, 36 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já contam ou vão contar com a tecnologia da internet mais rápida.
De acordo com o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), 1.712 cidades já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço beneficiando mais de 145 milhões de brasileiros (69,3% da população do país).
Das cinco grandes cidades, apenas Ponta Porã não conta com a nova tecnologia. O 5G já está disponível em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes esse serviço de qualidade para toda a sociedade. “Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G”, destacou o ministro.
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
Em Mato Grosso do Sul, conforme a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já houve autorização para a instalação do 5G nos seguintes municípios:
Campo Grande, Angélica, Dourados, Três Lagoas, Ladário, Deodápolis, Douradina, Itaporã, Anastácio, Caracol, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Rochedo, Terenos, Vicentina, Ivinhema, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Água Clara, Brasilândia, Jateí, Juti, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo e Sonora.