Valdir Agostinho Piran acredita que o setor industrial sofre constantes mudanças e, assim como o mercado no geral têm exigido, é necessário que se tenha profissionais cada vez mais especializados e capacitados para atuar em áreas tais como a alimentícia, de embalagens ou eletrônicos, por exemplo. Por isso, o Presidente do Grupo Piran listou, neste artigo, algumas competências que ele acredita serem necessárias para os profissionais deste setor. Confira!
De maneira geral, os profissionais desta área devem, antes de tudo, ter em mente que é necessário estar atento às novidades e previsões do setor, uma vez que é preciso “caminhar” e formar um currículo capaz de atender as essas demandas de maneira rápida e, principalmente, eficaz. Para isso, este profissional precisa:
- Saber otimizar processos de maneira a reduzir perdas e desperdícios;
- Implementar e gerenciais sistemas automatizados;
- Gerir pessoas com foco em resultados cada vez mais altos;
- Planejar processos de modo que garanta controle, desenvolvimento, qualidade e solução real de problemas.
Para adquirir tais habilidades, Valdir Agostinho Piran explica que o profissional pode fazer desde cursos rápidos, com duração de horas ou de poucos meses, como pode fazer especializações, seja uma pós-graduação convencional, seja uma MBA voltadas para processos gerenciais, gestão de demandas e previsões ou temas afins.
Dessa forma, o que realmente importa, é que o profissional do setor industrial não se esqueça que as demandas do setor estão cada vez mais automatizadas, logo, estar alheio ao mundo da tecnologia e à automatização de processos, sistemas e tarefas no geral é um grande “tiro no pé”.
Sendo assim, o Presidente do Grupo Piran Valdir Agostinho Piran conclui que com bons profissionais, isto é, aqueles realmente experientes e capacitados, qualquer empresa do setor industrial poderá maximizar seus lucros de modo a manter a qualidade e garantir, sempre, a satisfação mútua entre produtor e consumidor. Importante, não é mesmo?